PORQUE OS BRINDES PARA CLIENTES SÃO TÃO EFICIENTES?
Cada vez mais os brindes para clientes têm sido utilizados por empresas. Seja para celebrar uma Data Comemorativa, ou até mesmo para divulgar a marca.
Atualmente, esse tipo de “mimo” para o consumidor tem um grande potencial de fidelização. De acordo com um levantamento da ASI, que é a maior organização de meios de comunicação e brindes dos Estado Unidos, os brindes promocionais são mais efetivos do que anúncios em TV/Rádio e também publicidade escrita.
Além disso, a mesma pesquisa também revelou que boa parte dos consumidores prefere ganhar esse tipo de mimo, e até mesmo mostrou os mais comuns e preferidos. Por exemplo, nos Estados Unidos, 9 em cada 10 entrevistados afirmaram que possui ao menos um copo e uma caneta promocional.
Outro dado interessante é que pelo menos 73% dos consumidores possui uma EcoBag. Um dos motivos que mostra a preferência por esse acessório é o crescimento da onda sustentável.
Mas, independentemente do tipo de brinde escolhido, a verdade é que as pessoas adoram ser presenteadas por empresas e marcas, o que ajuda diretamente na fidelização.
VANTAGENS DE INVESTIR EM BRINDES PARA CLIENTES
Os brindes para empresas são excelentes estratégias de marketing. Tanto para os empreendedores que têm como foco os consumidores, como aqueles que visam os próprios colaboradores e parceiros.
Isso porque, eles são versáteis e há uma grande gama de opções que é possível escolher, conforme o seu tipo de público. Além disso, esse tipo de abordagem também pode trazer uma série de outras vantagens, tais como:
1. PODE AUMENTAR A TAXA DE CONVERSÃO DO SEU NEGÓCIO
Segundo a pesquisa feita pela ASI, 62% dos consumidores que receberam brindes de uma determinada marca fizeram negócios com ela posteriormente. Ou seja, através desse tipo de estratégia você aumentar a taxa de conversão e consequentemente suas vendas.
Um dos motivos que explica esse dado é o fato dos brindes para clientes transmitirem mais segurança em relação a empresa, bem como estimular a aproximação dos consumidores. É como se você estivesse presenteando o seu público, ou até mesmo dando uma amostra dos ideais do seu negócio.
2. ESTIMULAM DIRETAMENTE A MEMORIA AFETIVA
O emocional é algo que interfere diretamente na decisão de compra de uma pessoa. Não é à toa que atualmente falamos tanto de experiência do cliente e também de alinhamento de ideais.
Hoje um consumidor quer consumir de marcas que realmente acredita, tem confiança e admira.
Acontece que para criar essa imagem sólida na mente do seu público, não basta apenas investir em produtos de qualidade. É necessário criar uma ligação mais profunda, de cumplicidade.
E um dos motivos dos brindes para clientes serem tão efetivos é justamente o fato deles ativarem a memória afetiva. Quando a pessoa olha para o item que ganhou da empresa, e se sente ligada a ele, a tendência é que ela também crie um laço com a empresa.
Principalmente quando o item escolhido está diretamente atrelado a alguma emoção forte. Por isso, inclusive, que tantos empreendedores investem nessa estratégia em datas como Dia das Mães e Dia dos Pais.
3. PODEM SER PRÁTICOS E ÚTEIS PARA O DIA A DIA
Mais um dos motivos para os brindes para empresas serem tão eficientes é o fato de vários deles terem utilidade prática para o dia a dia. Ou seja, são itens e acessórios que realmente podem auxiliar os consumidores de alguma forma.
Seja para lembrar de alguma tarefa importante, organizar os itens pessoais, ou até mesmo manter as pessoas conectadas por mais tempo.
De acordo com o levantamento feito pela ASI 81% dos consumidores guardam os brindes promocionais quando eles são considerados úteis. E em média, essas pessoas ficam com os objetos por até 7 meses.
4. É UM MEIO DE DIVULGAÇÃO ESPONTÂNEO
Todo empreendedor sabe que, quem não é visto não é lembrado. Não é à toa que as estratégias de marketing, inclusive no meio digital, são tão importantes para o crescimento e as vendas de uma empresa.
E os brindes promocionais são excelentes nesse sentido. Isso porque eles geram o que chamamos de divulgação espontânea.
Por exemplo, vamos supor que você presenteou alguns consumidores em uma ação promocional com bolsas personalizadas. Elas tinham o logo da empresa, juntamente com os canais de contato e redes sociais.
Só o fato da pessoa presenteada utilizar esse acessório no dia a dia já irá gerar divulgação para sua marca. Além disso, não podemos deixar de citar o mundo digital.
Hoje as pessoas querem mostrar à todos o dia a dia. Com isso, elas tendem a divulgar em suas redes sociais o fato de terem participado do evento, e também de terem ganhado o brinde, o que amplia ainda mais o alcance da sua estratégia.
5. O CLIENTE SE SENTE MAIS VALORIZADO
A experiência do cliente é tudo para uma decisão de compra. E ela engloba não apenas o atendimento em uma loja, ou a navegação em um e-commerce, por exemplo.
Ela abrange todo o contato que a pessoa tem com a marca. Desde o primeiro momento que ela conhece a empresa, até o pós-venda.
Nesse sentido, os brindes são eficientes por valorizarem os consumidores. Esses itens conseguem mostrar para as pessoas o quanto elas são importantes para determinada empresa à ponto de serem presenteadas.
E engana-se quem acredite que apenas brindes caros e luxuosos podem despertar esse tipo de sensação. Na verdade, de acordo com a ASI, as canecas são as opções preferidas entre 54% os consumidores, seguidas de objetos como chaveiros, camisetas, bonés e sacolas.
Ou seja, até mesmo os empreendedores que possuem um budget mais limitado podem conseguir despertar essa valorização através de brindes promocionais.
Tudo é uma questão de conhecer à fundo o seu público, as preferências deles e assim escolher itens que estejam alinhados com essas necessidades, mas também com o tipo de mensagem que a sua empresa deseja passar com a ação promocional.
Fonte: Free Shop Brazil Promotion